sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Quem foi: Guy Fawkes


Muitas pessoas (assim como eu) ao assistirem o filme V de Vingança devem ter se perguntado: Afinal quem é esse Guy Fawkes que aparece no começo do filme e que inspirou o V a explodir o parlamento inglês?
Eu me perguntei isto durante o filme e fiquei surpreso por não conhecer antes a historia da conspiração da pólvora. Nunca falaram isto nas aulas de Historia da minha escola e também nunca li isto em nenhum livro didático de Historia (Olha que já li uns 3 considerados bons).
Guy Fawkes foi um inglês que viveu entre 1570 e 1606 na Inglaterra. Digamos que Guy Fawkes não era muito conformado com a situação em que estava seu país e por isso ajudou a arquitetar um plano para explodir o parlamento inglês matando assim o rei Jaime I e os outros membros do parlamento. Guy Fawkes era um soldado especializado em explosivos. Católico desde os dezesseis anos queria acabar com o governo do rei protestante Jaime I. Juntos com Robert Catesby e outros católicos iriam explodir o parlamento inglês durante uma sessão na qual estaria presente o rei e todos os parlamentares utilizando trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio do parlamento. Porém os conspiradores notaram que o ato poderia levar à morte de diversos "inocentes" , portanto enviaram avisos para que alguns deles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Para infelicidade dos conspiradores, um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, o qual ordenou uma revista no prédio do parlamento. Assim acabaram encontrando Guy Fawkes guardando a pólvora, este foi preso, torturado e executado após assinar sua confissão.
O acontecimento ficou conhecido como Conspiração da Pólvora e a data 5 de Novembro é comemorado mundialmente pelos anarquistas (Pelo menos vários) em especial na Inglaterra, onde vários admiradores de Guy soltam fogos de artifícios.
Aaahhh se Guy Fawkes vivesse hoje em dia aqui no Brasil...
Boooommm Senado Federal...
Booommmmm Sarney....

Rima criada em alusão à Conspiração da Pólvora:

"Remember, remember, the 5th of November
The gunpowder, treason and plot;
I know of no reason, why the gunpowder treason
Should ever be forgot."

Um comentário: